Ortodontia para crianças
Prevenir antes de curar é o lema da clínica Pedro Braga e a Ortodontia em idades precoces permite honrar esse primordial objetivo, evitando o apinhamento dentário e melhorando o crescimento ósseo.
A primeira consulta a um Especialista em Ortodontia está indicada aos 6 anos de idade, idade aproximada da erupção do primeiro molar definitivo. É o Especialista em Ortodontia, em conjunto com a Odontopediatra quem avaliam a necessidade ou não de uso de determinados aparelhos removíveis ou fixos, muitas vezes importantes para o desenvolvimento da dentição ou da alteração dos crescimento ósseo.
Vantagens do tratamento de Ortodontia em crianças
- Guiar os dentes permanentes para a posição correta
quando os dentes de leite caem, é um bom momento para avaliar se existe espaço para os dentes permanentes erupcionarem sem apinhamento. Um tratamento precoce, de ortodontia em crianças, pode reduzir a possibilidade de dentes inclusos, preservando ou ganhando espaço para os dentes permanentes em erupção - Guiar o crescimento dos maxilares
com a Ortodontia intercetiva, podemos modificar o crescimento dos maxilares. Em que casos? Podemos expandir o maxilar, fomentar ou travar o crescimento da mandibula e do maxilar. Problemas que muitas vezes os pais pensam ser dentários, não são. São sim problemas de excesso ou deficit do crescimentos dos maxilares. Com este tipo de tratamentos melhoramos a respiração, a oclusão e a estética da cara da criança, evitando tratamentos mais complexos em idades adultas. - Tratar de hábitos alterados que influenciam a fala e deglutição
a colocação da língua para fora, empurrando os dentes ao deglutir , se não é corrigida em tenra idade pode causar maloclusões futuras como mordidas abertas, desgaste dos dentes e problemas da ATM, etc. - tempos mais curtos de ortodontia corretiva
ao realizar um tratamento interoceptivo, os tratamentos corretivos de 2ª fase para mexer dentes são mais curtos
Tipos de Ortodontia para crianças
Ortodontia interceptiva e funcional
Este tipo de tratamento de Ortodontia em crianças é realizado na dentição mista. É o tipo de ortodontia que guia os dentes e/ou os maxilares para a sua posição correta, evitando más oclusões graves no futuro. Aproveita-se o potencial de crescimento da criança para alterar e potenciar o crescimento na direção certa. É muito importante saber a altura exata para realizar este tipo de tratamento. Existem vários tipos de aparelhos que se podem usar.
- Aparelhos removíveis: são aparelhos de “por e tirar”, que se utilizam durante determinadas horas ao dia.
- Aparelhos fixos: como o expansor do palato, que, quando colocados em idades precoces, corrigem as mordidas cruzadas e os palatos ogivais. A idade neste tipo de correção é nossa aliada, já que os ossos estão em formação e a correção é mais simples.
- Brackets: em alguns casos, em que queremos ganhar espaço na arcada, podemos utilizar brackets de uma forma interceptiva.
Ortodontia Correctiva
Este tipo de tratamento serve para mover dentes quando todos os dentes permanentes estão erupcionados.
- brackets: a ortodontia em crianças com brackets convencionais metálicos ou estéticos é a forma mais eficaz de tratar qualquer tipo de caso de Ortodontia.
- Invisalign First: é uma opção de ortodontia em crianças. São alinhadores dentários removíveis. Não somos apologistas de tratar crianças com este tipo de aparelho.
Motivo para fazer um tratamento de Ortodontia em crianças
- Os dentes não encaixam bem: problemas de mordida cruzada posterior ou anterior. Grande diferença entre os dentes de cima e de baixo.
- Hábitos parafuncionais: problemas de deglutir com a língua para a frente, chuchar no dedo ou respirar pela boca são problemas que se podem resolver em idades precoces.
- Apinhamento: dentes encavalitados e sem espaço fazem com que as crianças não fechem bem a boca.
- Maxilares desproporcionados: maxilares proeminentes causam não só problemas estéticos. Como os dentes estão nos maxilares, muitas vezes esses problemas parecem ser dos dentes, mas a causa está nos maxilares. Existe tratamento para isso, que se tem que realizar em idades precoces para evitar tratamentos mais complexos em idades adultas.