Odontopediatria em Braga, Fadinha flor
Na Clínica Pedro Braga a Odontopediatria em Braga tem um foco integral da criança. O que queremos dizer com isto? Que as crianças são acompanhadas de uma maneira integral, tendo em conta a sua alimentação, hábitos parafuncionais, tipo de respiração, a função de todo o sistema mastigatório, o desenvolvimento dos maxilares, para que os nossos mais pequenos crescem com uma boca sã.
Muitos tratamentos complexos podem-se prevenir com uma visita oportuna ao dentista infantil. A prevenção e deteção de patologia oral em bebés, crianças e adolescentes é muito importante.
Na Clínica Pedro Braga em Braga, a Odontopediatra com dedicação exclusiva no tratamento de crianças é a Dra. Flor, conhecida como a Fadinha Flor. É ela que faz o acompanhamento dos bebés, crianças e adolescentes, num ambiente dedicado a crianças e para as crianças.
Dentista Infantil - Odontopediatria em Braga
Recomenda-se a primeira consulta ao dentista infantil antes do primeiro ano de vida, quando saíram os primeiros dentes, para prevenir as cáries e obter informação sobre hábitos alimentares e de higiene saudáveis. Nesta idade parece impossível um bom comportamento da parte da criança, mas aí entra o carinho, a experiência e habilidade da Fadinha Flor.
A Odontopediatra em Braga, trabalha na base do carinho
Muitos pais se interrogam quais são as capacidades de uma boa Médica Dentista infantil. Bem, depois de ter uma boa formação especializada e ser competente tecnicamente, o carinho pela sua profissão e o amor que deposita nos seus “pequenos” pacientes é fundamental para que uma consulta de Odontopediatria corra como os pais esperam.
Na Clínica Pedro Braga, é possível tratar cáries em bebés e crianças em idade pré-escolar sem sedação com a ajuda de um REDUTOR DE CADEIRA , que proporciona o suporte e a retenção necessária para que seja tratada em segurança. Tratamentos mais complexos podem ser tratados com anestesia geral.
O mais importante no tratamento dentário de crianças é a prevenção. Logo consultas periódicas de controlo em idades infantis é fundamental. Além disso as consultas periódicas ajudam a aumentar a relação de confiança e motivação para a obtenção de uma ótima saúde oral infantil.
Quando ir ao Odontopediatra e porquê?
- gravidez, Prevenir e Informar
Prevenir
Reduzir a carga bacteriana
Ensinar hábitos de higiene oral
Motorização da dieta
FluoretaçõesInformar
A Gravidez e a saúde oral
A Higiene oral precoce do bebé
Prevenção de hábitos parafuncionais no bebé ( Uso da chupeta e biberon)
Açucares ocultos na alimentação -
Bebés 0-6 meses
Exploração da cavidade oral para detetar e prevenirExploração da cavidade oral para detetar e prevenir
Freios, anquiloglossia e problemas com a lactância materna
Candidíase
Quistos nos bebés
Transmissão bacteriana
Ensino da escovagem ideal
Sintomas da erupção dentária e como solucionar -
Bebés de 6-12 meses
Aparecimento dos primeiros dentesPrimeira consulta com um odontopediatra para estabelecer uma relação de confiança.
- Problemas: quistos de erupção, caries, etc.
- Instrução e motivação para a saúde oral da criança
- Conceitos de Dieta saudável ou cariogénica. Açucares ocultos na dieta
- Quando e como terminam os hábitos parafuncionais, como a chupeta ou biberon? -
Crianças de 1-5 anos
Dentição de leite completaComunicação com os pais
- ensinar uma higiene oral correta, conselhos diatéticos e importância do flúor.
- diagnóstico de hábitos parafuncionais: sucção digital ou chupeta
- Classificação do risco de cárie da criança e prevenção das cáries dentárias
- aplicações tópicas de fluor
- consultas de controlo trimestrais ou semestrais ( dependendo do risco de cárie)
- traumatismo em dentição de leite -
Crianças de 6-8 anos
Diagnóstico de possíveis anomalias dentárias na dentição permanente-Prevenção e tratamento das maloclusões . Necessita o meu filho aparelho?
- Prevenção de traumatismos dentários na dentição permanente
- Prevenção de cáries dentárias. Aplicações de flúor
- consultas de controlo trimestrais ou semestrais ( dependendo do risco de carie) -
Crianças de 8-12 anos
Dentição mista e permanente completaCOMUNICAÇÃO com as crianças:
- motivação à criança/adolescente
- Ensino de uma boa higiene oral e dieta saudável
- Prevenção das cáries dentárias. Aplicações de flúor
- Consultas de controlo trimestrais ou semestrais, dependendo do risco de carie
- Necessita de Ortodontia o meu filho?
Cárie dentária na criança
Os dentes de leite ou dentição temporária têm muitas outras função, além de mastigar alimentos: permite um correto desenvolvimento dos maxilares e músculos e sobretudo uma importante guia de erupção dos dentes permanentes , que se encontram por baixo, para que estes erupcionem na sua posição correta. É por isso que uma cárie num dente de leite não tratada, podem afetar os dentes ainda não erupcionados.
A cárie é uma doença infeciosa que depende dos açucares, isto é, os açucares consumidos são o substrato para as bactérias se alimentem deste, provocando desminalização do esmalte e depois dá origem ás caries. O perigo existe quando, sem um consulta de rotina, se detetam cáries já quando existe dor ou mal-estar. E quando existe dor, a cárie já chegou ao nervo.
Se as cáries de infância se detetam numa primeira fase, estas possivelmente pode ser revertidas por remineralização do esmalte. É por isso que as consultas de rotina ao odontopediatra são tão importantes. Quanto maior for a cárie, os tratamentos serão mais complexos de se realizarem.
A Dra. Flor irá informar as família da periodicidade das visitas de acordo com a predisposição de cáries da criança. Por outro lado, ao existir uma relação de confiança entre a OdontopedIatra e a criança, a motivação cresce para a saúde oral, ainda que a responsabilidade dos adultos em supervisionar e escovar novamente a escovagem dos dentes até aos 8-10 anos de idade.
Peça a sua primeira consulta para o seu pequeno
A primeira consulta é um dos investimentos em saúde que mais irá beneficiar a sua família. Se está á procura de uma profissional carinhosa especializada em Odontopediatria em Braga, está em boas mãos.
Ortodontia em crianças
As perguntas mais frequentes que os pais fazem numa consulta é: “quando o meu filho pode colocar aparelho?” E a resposta a essa pergunta volta a ser a prevenção e uma correta periodicidade de consultas ao odontopediatra. Só desta forma se pode avaliar e monitorizar o tipo de crescimento e alterações da oclusão que a criança possui e corrigir de forma simples e atempada maloclusões que podem ser tratadas de forma simples a estas idades.
Podemos tratar o vosso filhos nestas idades com:
- sucção do dedo
- uso prolongado do biberon ou chupeta
- Perda prematura ou tardia dos dentes de leite
- falta de espaço para os dentes permanentes
- mordidas cruzadas
- Mandibulas desproporcionadas: grandes ou pequenas
?
Perguntas frequentes sobre a
Odontopediatria em Braga
Odontopediatria em Braga
A PRIMEIRA CONSULTA DEVE SER QUANDO SAÍ O PRIMEIRO DENTE. Assegure-se que não é depois do primeiro ano de vida
Sabemos que a consulta mais importante é a pré-natal, isto é, quando a mãe está grávida. Nessa consulta podemos orientar os benefícios da amamentação materna, hábitos, alimentação, etc.
Deve começar a limpeza da boca, quando sai o primeiro dente de leite, com uma escova de dentes suave e uma pequena quantidade de pasta dentífrica com menos de 1000 ppm de flúor.
Sim, qualquer tipo de sucção (digital ou chupeta) causa deformações nos maxilares, que terão repercussões na respiração e na forma da cara. Na nossa clínica especializada em Odontopediatria em Braga, apresentamos todas as orientações para eliminar eficazmente tais hábitos.
Os dentes de leite saíram tortos. Devo preocupar-me?
O ideal é que os dentes de leite tenham espaços entre eles (diastemas). Geralmente quando se desenvolvem tortos, mas têm espaço, a língua coloca-os em boa posição.
Não existe uma idade certa ou ideal. Depende do caso em questão. Por isso, são importantes as consultas de rotina para se poder controlar e colocar o aparelho no período certo. Não deixe que a idade ideal a colocação do aparelho passe!
Infelizmente os seguros ou os Cheques-dentistas pagam mais pela patologia do que pela prevenção. Não queremos só tapar buracos, sem prevenir a doença. Cada paciente tem uma exaustiva consulta de motivação e instrução higiénica. Os seguros não pagam todo esse tempo e afeto. E não pagam o que para nós é o mais importante: a prevenção.
Mais: queremos que os pais gastem pouco. Duas consultas de revisão preventiva anual são muito mais barata do que qualquer restauração. Não prefere pagar menos, gastar menos e sofrer menos?
Quando os seguros encararem os pacientes como nós os vemos, seremos os primeiros a ter seguros. Enquanto somente pagarem tratamentos de patologia, não contem connosco. Queremos pacientes sãos e a criar saúde oral desde o primeiro dente.