Casos Reais

Extracções dentárias
Apinhamento e biprotrusão

Muitas pessoas assustam-se em realizar extracções dentárias e pensam que "o bom" profissional é aquele que não as faz!

Esse pensamento é errado. Não há dúvidas que de hoje em dia, através de uma mecânica avançada, conseguimos realizar menos extracções, mas ás vezes, não há outra possibilidade, para bem do paciente.

As extracções dentárias por motivos ortodônticos, quando indicadas, são uma opção de tratamento para dar estabilidade a longo prazo e alterar para melhor a estética da cara.

Dentes com espaços
Classe III esquelética com desvios da linha média

Quando se tem um  maxilar inferior para a frente e espaços entre os dentes, há que seleccionar bem o tipo de aparelho a escolher e realizar um adequado diagnóstico para que os resultados sejam estáveis no tempo e melhorar a estética da cara.

Assimetria
Classe II dentária completa unilateral

Quando o lado direito é bastante diferente da do lado esquerdo, os tratamento podem ser mais complicados.

Neste caso assimetrico, colocaram-se os dentes na sua posição correcta e simetrica, sem extracções dentárias, pois o perfil da cara não o aconselhava.

Assimetria Funcional
Desvio da Linha média inferior

O conhecimento do tipo de assimetrias faciais é essencial para diagnosticar uma assimetria funcional da mandibula.

Quando é bem diagnosticado, o tratamento resulta sempre de forma eficiente e num curto espaço de tempo.

Lábio leporino
Tratamentos multidisciplinares

Muitas vezes a Ortodontia não é a única especialidade da Medicina Dentária a entrar em campo para o tratamento de casos mais complexos.

Há que ter uma equipa de profissionais habituado a lidar com estes casos para que os resultados sejam os mais naturais possíveis.

Este tipo de casos não só resulta de um beneficio estético e funcional, mas também psicológico.

Dentes com pouca sustentação
Problemas periodontal

A Doença periodontal é uma doença que afecta os tecidos envolvendo dos dentes: gengiva e osso.

Quando existe inflamação dos tecidos periodontais a gengiva sangra, há perda de osso e os dentes podem ter mobilidade.

Nunca se deve realizar um tratamento ortodôntico com inflamação. Logo, primeiro há que estabilizar a inflamação e depois colocar aparelho dentário. 

Nestes casos, o aparelho ajuda muito a estabilizar a mobilidade dentária, podendo provocar através da movimentação dos dentes, nova formação de osso, essencial para o sua manutenção na boca.

Falta de dentes
Agenesias dentárias mutiplas

Mais um caso complexo de reabilitação total da boca, que se não fosse a utilização de aparelho dentário, não teria sido possível obter estes resultados

Linha média inferior desviada
Classe II mandibular

Caso de mandibula curta, com assimetria dentária tratada de maneira não cirurgica.

Este tipos de casos são tratados não só com aparelho dentário, mas também mediante aparatologia acessória.

Falta de Incisivos laterais
Fecho dos espaços

Quando existe falta de dentes definitivos, genericamente, pode-se abrir espaços para colocar o dente em falta ou fechar os espaços, ficando o paciente com os seus dentes naturais.

O dignóstico ortodôntico é fundamental para optar por uma situação ou por outra. Neste caso foi fechado o espaço e depois realizado uma cosmética dentária. 

Falta de um Incisivo lateral
Colocação de implante

Colocação de um implante de canino, já que a paciente queria um tratamento rápido. A particularidade deste caso, diz respeito ao maxilar inferior protruído que tinha, juntamente com o grande apinhamento na arcada inferior.

dentes da frente separados
Mordida aberta

Os casos de mordida aberta são sempre um grande desafio. Este caso é um caso de retratamento, como muitos, em que se fechou a mordida aberta sem cirurgia ortognática.

A mordida foi fechada com aparelho fixo estético e microimplantes, estando o caso muito estável.

Canino Incluido
Classe II molar

Como primeira opção de tratamento os caninos inclusos devem de ser traccionados para a arcada dentária.

Caso assimetrico, com relação molar de classe II do lado direito, realizado sem extracções dentárias.

Caninos Inclusos
Tracção de caninos

Por vários motivos os caninos definitivos podem ficar retidos nas arcadas dentárias.

O tratamento de eleição passa pela colocação de aparelho dentário e realizar a tracção dos caninos, para que o paciente fique com todos os seus dentes na arcada dentária.

 

Aparelhos Funcionais e estética dentária
Classe II esquelética grave

Caso de Adolescente tratrado no seu pico de crescimento. Deste modo são evitados tratamentos mais complexos em idade adulta, tal como o recurso à cirurgia ortognática.

No final do tratamento foram realizadas restaurações estéticas pela Dra Filipa Alves.

Classe II Ligeira
Colocação com elásticos intermaxilares

Caso terminado em 10 consultas devido a uma boa colaboração por parte da paciente. Ligeira classe II canina e molar, bem resolvida.

Assimetria funcional
Mordida cruzada de canino

Caso de uma assimetria funcional por ter um canino com mordida cruzada e consequentemente um desvio da linha média inferior. Tempo de tratamento: 13 meses. 

Mesialização de molares
Classe II molar e canina

Caso de classe II molar e canina, com a particularidade do paciente não ter em boca os primeiros molares inferiores definitivos. Depois de várias opções de tratamento, foi decidido o fecho do espaço e colocação dos segundos molares no lugar dos primeiros lugares extraidos. 

Assim, fechamos todos os espaços, engrenamos a oclusão em classe I, ficando deste modo uma oclusão estével!

Centrar Linhas médias
Assimetria dentária

Mais um caso complexo tratado com aparatologia fixa e microimplantes. Não há dúvidas que os microimplantes são a grande revolução na ortodontia moderna.

Hipoplasias manipulares graves
Mandibulas pequenas


As Hipoplasias mandibulares graves são tratadas genericamente com cirurgia maxilofacial. Contudo nem todos os pacientes querem ou podem ser operados!
Caso de uma classe II esquelética grave , com linha média inferior desviada e classe II molar e canina completa que foi tratada sem cirurgia. 
 

Classe III sem cirurgia
Microimplantes

Caso não ideal de Classe III esquelética, com mordida cruzada posterior e assimetria mandibular. A paciente não queria ser tratada com cirurgia ortognática, logo, foi realizado um tratamento somente ortodôntico com expansão esquelética com o recurso a microimplantes e compensação da classe III. Fotos com 3 anos de contenção. 

Laterais conoides
Fecho de espaços

Caso de fecho de espaços em que o paciente possui uma alteração da forma dos incisivos laterais superiores. Depois do tratamento ortodôntico, foi realizado um branqueamento dentário e restaurações estéticas nos dentes anteriores.

Assimetria e desvio da Linha média
Microimplantes retromolares


Caso complexo assimétrico, com classe I direita e classe II completa do lado esquerdo; linha média superior desviada para a esquerda e sobremordida. Foi tratado com ortodontia estética com a utilização de microimplantes retromolares, evitando as extracções dentárias.

 

Extracções dentárias
Desvio da Linha média


Um caso de extrações de 1.ºs pré-molares superiores, para resolver o problema do apinhamento superior e o perfil da cara do paciente.
Alguns pacientes são renitentes à realização de extrações dentários com objectivos ortodônticos. Cábemos o papel, como especialistas, de explicar os benefícios deste tipo de tratamento, quando indicado!
 

Avanço Mandibular
Alinhar dentes não é Ortodontia


Partilhamos este caso que reflete bem a diferença em alinhar dentes ou realizar um verdadeiro tratamento de Ortodontia.
É um caso de retratamento dentário, em que o paciente nos procurou pois tinha os dentes relativamente bem alinhados, mas não tinha posição estável confortável para fechar a boca.
Foi realizado um tratamento com aparatologia fixa sem recorrer a cirurgia, por um periodo de tratamento de 19 meses.
Não temos dúvidas em dizer que. independentemente do tipo de aparelho utilizado, um bom diagnóstico, um plano de tratamento adequado e boas capacidades técnicas são essenciais para o sucesso de um tratamento ortodôntico.
 

Extracções dentárias por motivos ortodônticos
Extracções de 4 pré-molares

Paciente com biprotrusão dentária, linha média superior desviada e falta de selamento labial. Foram realizadas extracções de segundos pré-molares superiores e inferiores com o respectivo fecho dos espaços. Sabemos que existem renitências por parte dos pacientes à extracção de dentes por motivos ortodônticos, mas em muito casos, como este, é definitivamente a melhor opção.

AGENESIAS DENTÁRIAS
fecho de espaços

 

São muitos os pacientes em que não nasce um determinado dente. tecnicamente chama-se agenesia dentária. E há muitos pacientes que não querem colocar implantes dentários e procuram profissionais que fechem os espaços.

Paciente com tendência à classe II, Linha média inferior desviada para a direita com agenesia do dente 35. O objectivo do tratamento foi a não colocação de um implante no dente que lhe faltava. Foi mesializada a arcada inferior do lado esquerdo e fechado o espaço, bem como o centrado das linhas médias em relação com a cara.